domingo, 10 de outubro de 2010

"Que Profissão Seguir?" Especial de inauguração.

Hoje começa a série “Que profissão seguir?” que vai te ajudar a escolher uma boa profissão. É uma oportunidade de conhecer novas profissões e saber aquela que tem ou não a ver com você, suas qualidades, etc. 
Há algumas semanas atrás, fiz uma enquete aqui no blog perguntando qual profissão você gostaria de seguir, nas alternativas tinha profissões populares e dentre elas a de web designer ,que foi a mais votada, e por isso escolhida (por vocês) para ser a primeira profissão da série.


#O que faz? 
Web Designer é um profissional que trabalha na elaboração do projeto estético e funcional de um web site. Para a boa elaboração dessa web sites ele deve der a compreensão da aplicação em mídia eletrônica de disciplinas como: Teoria de cores, Tipografia, Arquitetura de informações, Semiótica, Usabilidade, e Conhecimento de Linguagens de Estruturação e Formatação de Documentos hiper textuais como XHTML(Extensible Hypertext Markup Language) e CSS(Cascade Style Sheet). É um tanto difícil, mas um bom curso tornara tudo mais fácil, mas é bom ir estudando, anotar tudo, pesquisar sobre tais programas e fuçar o photoshop é sempre valido. Alem disso o web designer também deve ter conhecimentos de edição de imagens, desenho e codificadores.
#Como Se dar Bem?
Voce vai se dar bem se: •Ter noções de HTML;
                                     • Ter interesse na area(acima de tudo);
                                     •Se dar bem com  dawlouds e softwaers;
                                     •E gostar de redes socias.
#Tipos de web designer:
Freelancer 
Existe 2 tipos de web designer, o Freelancer  e aquele que trabalha para empresas especializadas. O web designer que trabalha de freelance é aquele q se lança literalmente, ele trabalha com encomendas de layouts, sites etc. e cobra pra isso. Tem aqueles que usam a publicidade como meio de venda, eles lançam um produto “free” e ganham com os créditos deixados pelos usuários. Um exemplo de web designer de freelancer é a famosa web designer Evelyn, do blog  Evelyn's place se quiser ser uma web designer faça um curso e inspire-se nela.
Estágio
Outra maneira de entrar no mercado de trabalho, que sem dúvida nenhuma vai trazer muito mais benefícios para quem está em começo de carreira, é o estágio em uma agência ou produtora de sites.
Você vai conviver com profissionais, conhecer como a área realmente funciona, e aprender dicas e truques que só o cotidiano vai te ensinar.
Mesmo que você ainda esteja estudando, conseguirá conciliar os estudos e um estágio de meio período. Se no jornal da sua cidade não há muita opção, elabore um currículo caprichado e envie para as agências de emprego da região. Mas cuidado: a menos que o anexo seja uma exigência da empresa, envie sempre seu currículo no corpo do e-mail!
Em algumas agências você pode fazer o cadastro por meio da internet, o que garante que seu currículo estará no banco de dados por pelo menos 6 meses. Você também pode usar sites de empregos, onde é possível pesquisar vagas e oferecer seu currículo (e alguns são grátis).

Ou ainda, você pode procurar no Google e no twitter, por exemplo, as agências e produtoras perto de você e ver se elas têm um cadastro próprio de currículos. Observe, no entanto, que algumas empresas não têm esse cadastro porque não gostam de receber currículos por e-mail ou porque só contratam funcionários através de agências de emprego, então tome cuidado para não ser inconveniente - nesse caso é melhor não enviar seu currículo, ou enviar um e-mail antes perguntando se pode fazê-lo.
 #Quanto ganha?
O salário de um web designer vai depender da região onde você mora, isso influencia muito, em algumas lugares o salário é altíssimo já em outros é tipo, mega baixo. Mas numa geral o salário varia de R$300,00 por site, a R$ 4.000. Lembrando que, um profissional de freelancer ganha menos que um profissional de uma agência, mas trabalhar de freelancer é mais fácil, mais prático e você não deixa de ganhar também neah!!

Se quiser procurar um estágio visita esses sites:

Fiz também diversas pesquisas de livros para pessoas que queiram ser web designer e tal, e achei alguns muito bons a venda...
Enfim...
A melhor maneira de descobrir o que é melhor para você é ir tentando, experimentando, testando porque só assim se consegue algo. Já disse várias vezes aqui que o salário é o menos importante, o mais importante é o talento, e é tentando e experimentando que se descobre o talento. Também é uma boa dica acompanhar sites especializados, participar de eventos na área, colocar em prática o que se aprende com tutoriais ou livros e, acima de tudo, ter paixão pela área. Sucesso para você amiga :)

Então, você quer ser uma web Designer? Bjuúh'

9 comentários:

  1. Quero fazer um curso disso! E bom para nós que temos blog. Da uma passada no meu blog que tá tendo sorteio. http://charmosaeestilosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amanda R.- Verdade amore, web designer é ótimo para quem já tem blog, pelo menos se tem noçoes de layout, gatget e afins... Vou visitar seu blog sim, Bjão.

    ResponderExcluir
  3. Ah que legal,adorei o post bem explicativo!eu quero fazer web designer..adorO!está rolando um sorteio lá no blog,participa!

    Beijos
    http://tudodmenina.blogspot.com/2010/10/esmaltes-sorteios.html

    ResponderExcluir
  4. Ameii o post, super! [aaa] na verdade ameio blog inteiiro :D
    Parabéns '
    Tô te seguiindO
    Beijoka's<3

    http://garotasing.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. hello flor, gostei do post!! achei legal a profissão, ja tinha lido sobre isso antes, mais agora deu pra saber mais detalhes ^^
    beeijo

    ResponderExcluir
  6. oii flor, já estou te seguindo e vim lhe dizer que tem post novo no meu blog olha lá ;* ameei o seu blog. parabéns
    http://lallarusso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. hola Quesyyah,
    interesante lo que dices. En Berlin tambien existe esta profesión. Lo malo es que hay mucha competencia. Encontrar contratos de trabajo en este campo pareces difícil.

    un abrazo^^

    ResponderExcluir
  8. EU VOU SER EU VOU SER haha
    beijos guria

    ResponderExcluir
  9. Uau!!
    adorei esse post sobre profissões, acho q faltam posts sobre isso no mundo dos blogs..
    e vc, já definiu sua profissão??
    eu acho super legal webdesigner, mas os animais falam mais alto em minha vida..ahahhaaha
    ahh, dá uma passada no tsg, tá de cara nova!!
    http://www.thestubborngirl.blogspot.com/

    beijao

    ResponderExcluir

Comente!

Related Posts with Thumbnails